quinta-feira, 17 de março de 2011

Ciclo de Palestras - março

Nos dias 19/03/11 e 26/03/11 ás 10 hs, estará tendo ao vivo no Polo palestras , que contaram com Atividade Complementar , valendo 10 hs .
  
No dia 19/03 o palestrante será o Prof. Fernando Rulinskas , sócio proprietário das empresas Aire Representação Comercial e Aire Tools Ferramentas Industriais. Pofessor universitário dos cursos de menor duração da Management For Paulista de São Paulo. MBA Internacional em Business and Management For Internacional Professionals (2009) , MBA em Gestão Empresarial (2009), Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos (2007), Graduado em Engenharia Mevatrônica (2005). O tema da sua palestra será SENTIMENTO EMPREENDENDOR; com o objetivo de incentivar os estudantes universitários a desenvolver o senso de empreendedorismo , mostrando quais os ganhos e riscos exixtentes. Discutir as oportunidades existentes no mercado nacional e como planejar seu negócio com mínimo risco.

Já no dia 26/03 o palestrante será o Prof. Murilo de Asis Macedo Gomes, mestre em Letras (Licenciatura Portuguesa) pela FFLCH da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor efetivo de ensino fundamental II e médio da Prefeitura do Município de São Paulo e Professor convidado do EAD da Universidade Paulista (UNIP) onde ministra as disciplinas : Comunicação e Expressão, Gramatica aplicada da Língua Portuguesa , Gêneros Textuais, Teoria da Lírica e Semântica, Estilística da Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa. Desenvolveu no mestrado estudo sobre a obra Todos os Nomes (1997) do Romancista José Saramago sob a óptica das teorias do espaço, do símbolo e da Linguagem. Em breve piblicada pela Editora Annableme sua dissertação entre as Trevas e a Luz: O Percurso Labiríntico em Todos Os Nomes de José Saramago. O tema de sua palestra será José Saramago: O ESPAÇO COMO CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM LABIRÍNTICA, irá abordar O Romance Todos os Nomes (1997) que publicado em um momento singular da vida de José saramago. O autor estava pretes a receber o prêmio Nobel de Literatura pelo conjuto da obra, fato que ocorreu no ano de 1998. Saramago tornara-se, então, o único autor de Língua Portuguesa a ser laureado com a premiação. Sua obra ainda foi adaptada para o cinema na versão do cineastra brasileiro Fernando Meirelles para o aclamado Romance Ensaio sobre A CEGUEIRA (1995). Levando em consideração o pretigio e o reconhecimento da obra de José Saramago , é sempre oportuno discutir a configuração temática, espacial e linguística de seu texto. Para tanto, falaremos sobre o labarinto em todos os nomes quer como ocorrência da constituição do espaço por onde a personagem protagonista percorre o seu trajeto, quer pela construção de uma linguagem que se propõe como o próprio labirinto a fim de despistar o leitor. 

2 comentários: