sábado, 17 de setembro de 2011

Palestra do mês de outubro

A Unip Interativa oferece mensalmente o Ciclo de Palestras, conjunto de
apresentações e debates sobre assuntos de diferentes áreas do conhecimento,
propiciando contato com tendências do mercado de trabalho e pesquisas
universitárias recentes.

DATA: 01/10/11
Tema: OS DESAFIOS BRASILEIROS PARA A SUSTENTABILIDADE

Histórico, conceito, desafios do Brasil mediante o envelhecimento da população e uma reflexão socioambiental sobre a sustentabilidade corporativa, ou responsabilidade social corporativa, que exige nova postura por parte dos gestores e controladores das empresas. Estamos falando de uma nova postura ética, de novos padrões de comportamento e compromissos perante os diferentes públicos de interesse.

Palestrante: Cristina Galindo
É psicóloga e educadora, mestre pela FGV-SP, com experiência profissional de 20 anos em RH em empresas de porte e como Educadora em Instituições de Ensino como SENAI, Fundação dos Rotarianos de São Caetano do Sul, UNIP, SENAC, Belas Artes, Mesa Educadora UNESCO, Feira do Guia do Estudante Abril, Sistema Anglo de Ensino e Avaliadora do MEC/INEP em 2010. Conferencista e  congressista  nas Secretarias de Educação das cidades de Capivari, São José do Rio Preto, Bebedouro, Guapiaçu, Piracicaba, Fartura, Indaiatuba, Boracéia,  Franco da Rocha,  Jornada da Educação, em Salvador, Congresso Educador do Futuro - Maceió, AL, Secretaria da Educação do Ceará, entre outros.

-----

DATA: 08/10/11
Tema: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER SOB O PRISMA MASCULINO EM CRÔNICAS DO COTIDIANO DE CHICO BUARQUE

Este trabalho situa-se na área de ensino de língua portuguesa para falantes de outras línguas e tem por tema a representação da mulher em textos de Chico Buarque de Hollanda. Objetiva-se examinar a opinião construída no texto de Chico, em que há avaliação sobre essa representação, que é feita sob o prisma masculino, a qual se encontra em diálogo conflitante com outros discursos, como o da mídia. Os resultados indicam:1.os valores culturais e ideológicos são utilizados pelo cronista para a representação da mulher em língua; 2. os modelos de representação estabelecem a conexão entre texto e contexto, guiando a leitura. Conclui-se que a crônica do cotidiano de Chico Buarque constrói opinião sobre a mulher a partir de valores ideológicos da sociedade machista.

Palestrante: Siomara Ferrite Pereira Pacheco
É mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutoranda pela mesma instituição desde início de 2010. Professora na Universidade Paulista (UNIP) de disciplinas ligadas à área de Língua Portuguesa. Além da experiência no nível superior, já lecionou no ensino básico, tanto em escolas particulares quanto em escolas públicas. É professora conteudista do Ensino à Distância – SEI, SEPI – da Universidade Paulista. Participa de bancas de correção como ENEM, ENADE, entre outras.
 

Após a palestra, a professora responderá a questionamentos e dará sugestões
para todos os interessados. Esta atividade fornece certificado, o qual
poderá ser utilizado nas Atividades Complementares (AC). Para isso,
solicitamos que entre em contato com teu polo de atividade presencial, para
confirmar a sua presença e o horário da transmissão.


Contamos com sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário